segunda-feira, 2 de julho de 2012

V de vai tomar no cu

Eu perdi. Perdi mesmo, tudo que eu esperei, tudo que fiz, competi, treinei, joguei, lutei, briguei, estudei, quis, perdi.
Perdi as olimpíadas na terceira ou quarta série, no futebol, corrida, arremesso de peso, xadrez.
Perdi o campeonato de xadrez na sétima série por falar nisso.
Perdi no STOP, polícia e ladrão, queimada, mãe da rua, barra manteiga.
Perdi constantemente de meus primos, tios, irmão e amigos no Winning Eleven, Street Fighter, Mortal Kombat, Mario Kart e qualquer forma de entretenimento Multiplayer.
Perdi meu primeiro amor com 7 anos, talvez menos, sem ao menos lhe dizer um oi.
Perdi no judô, fiquei em terceiro lugar, numa competição com 3 pessoas, não marquei um ponto. No vôlei, disputei só 1 jogo, e perdi.
Perdi na disputa de medalhas.Meu irmão tem 40, 30 de ouro. Tenho 3. 2 de bronze, 1 de consolo.
Perdia na corrida toda vez que apostava com alguém, meu peito sempre foi fraco, sempre doía, sempre desistia no último segundo da vitória
Perdi a cabeça nas escolas, inúmeras vezes. Não conseguia aguentar os mais imbecis que eu, dava atenção demais pra eles ficando nervoso, hum, só alimentava sua imbecilidade e capacidade em me irritar.
Perdi no par ou ímpar pra ver quem iria falar primeiro, comer aquela gororoba primeiro, pular primeiro, se arrebentar primeiro.
 Perdi meu pequeno orgulho muito cedo, chorando por causa de quem nem sabia que eu existia direito, muito cedo.
Perdi, e rasguei bolas, corações, quebrei correntes, espíritos, derramei refrigerantes, lágrimas e sangue alheio, tudo na derrota.
Perdi, e nunca ganhei uma pessoa de verdade. Quando ganhei, eu mesmo me perdi, ao invés de perdê-la. E em todos os casos, perdi.
Perdi, caí, bati, sangrei e quebrei. O jogo, o nariz, a vontade, a auto-estima, a força. Nessa história só ganhei pontos, cicatrizes e dor, ó que novidade.
Perdi a linha de pensamento quando escrevi o segundo perdi, me perdi, como sempre.
Perdi as eleições para presidente. Era esperado, nunca ganhei a liderança. Tudo que eu sempre quis foi a liderança. Não pela ganância do poder, nem pela fama, ou qualquer coisa nesse sentido, e sim porque sempre entendi que seria capaz de liderar! É tudo que eu sempre sonhei, tomar as rédeas de um grupo, e levá-los a vitória. Nem vitória, nem liderança, nem grupo. Só derrota.
Perdi todas as chances de ser como meus símbolos. Ninguém representa meu fracasso. Ninguém tem esse gosto azedo que carrego das mais extensas das marcas. 

Ganhei algumas coisas, ah, claro. Olhos bonitos, mas perdi seu brilho. Corpo perfeito, mas o perdi com riscos, cortes e operações. Vitórias, sim,venci todas minhas lutas. À que custo, esconder de toda minha família que luto? Ótimo saborear a vitória em silêncio, enquanto levanto meu adversário...Ganhei o carinho de meu pai. Meu pai, nossa, são duas palavras que de longe talvez não combinem, meu e pai. Ganhei seu carinho, depois de perder seu respeito, orgulho e admiração. Meu pai é um herói, um herói à moda real, com enormes falhas e erros, mas herói. Mesmo assim insisto em decepcioná-lo. Minha mãe, perdi a conta de quantas vezes o cérebro robótico dela se decepcionou comigo.

Quando nasci, não tive que lutar pra viver, só nasci com um braço defeituoso. Fui operado com menos de 12 horas de vida, e não tenho parte do músculo do peito por causa disso. Minha carreira no fisiculturismo acabou cedo né. Se desde o primeiro dia de vida fui cortado e remendado, porquê algum dia vai ser diferente? É a maior das ilusões, esse tal de destino. Não existe. Não acredite, pois não existe. Assim muita gente pauta sua vida nisso. Destino é a desculpa dos fracassados arrogantes e o discurso dos vencedores humildes. Na vida, criamos nossas partes boas e ruins, então seja um fracassado arrogante ou um vencedor humilde, porque ninguém aceita um vencedor arrogante e ninguém se importa com um fracassado humilde. E dane-se caso você não se interesse por nada disso, temos 7 bilhões de outros fracassados e vencedores para te julgar, caso você ande 1 passo a mais, ou dois a menos. A sociedade se tornou uma doença no momento em que deixamos de nos preocupar em sobreviver, pra se preocupar com a cor dos sapatos de seus vizinhos.

Esse é o retrato da minha vida, do ponto de vista de um imbecil pessimista, que nesse exato momento só consegue ver os rostos de todos que ganharam dele. De todo a euforia da vitória que sempre ficou entalada meio centímetro na garganta, mas estampada a 10 metros nos olhos alheios. 

Não sou fracassado por perder. Perco por que não resta outra saída. Nem aceito a derrota. Não, ela está muito bem rejeitada nos punhos. Sou alguém que olha por um muro de insegurança qual vai ser a próxima tentativa. Alguém treinado a vida inteira pra ganhar. Mal treinado. Mal disciplinado, pouco aplicado, inconsequente, impulsivo, e pouco acostumado com adjetivos. Onde quero chegar aqui é que não existe nada que controle mais sua vida do que você. Pode ser que você pense: meus pais, meu deus, meu marido, meu amante, meu gato, meu oxigênio, meu caralho a quatro. Mas é você. E isso não significa que você vai conseguir tudo que você quer. Jamais. Você conseguirá, aquilo que alcançar. Aquilo que merecer. Pergunto eu, merecia todas essas derrotas?

Sim, posso ter merecido. Se isso foi justo, não importa, a justiça é cega, é a pessoa menos recomendada pra responder. Minhas derrotas demonstram que não se pode ganhar todas. Nem perder todas. Vendo as coisas como um homem deveria ver, em 17 anos Perdi. Tenho 70 anos pra ganhar. E pouco me importa se por mais 69 anos perder. Pouco importa se eu nunca ganhar. Um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer, e competir é a última coisa que importa. O que importa é lutar, se esgotar, usar até seu último recurso tentando a vitória. Não é perder, não é tentar, não é ganhar, não é brigar. É fazer o que tem que ser feito.
Posso te parecer um fracassado, e até ser um fracassado segundo a norma do mundo, mas aqui te pergunto: Nesse seu trono vitorioso, a morte é mais bonita que aqui no meu lamaçal da derrota?
A morte meus amores, é a coisa mais justa nessa realidade. Os fracos morrem, os fortes sobrevivem, passam a diante.Mas nessa história, alguém deve morrer. E se o perdedor for forte o suficiente pra sobreviver, o que diriam os esgotados de glória vencedores, em seus túmulos?

Não glorifico minhas derrotas. Estampo-as na minha testa. Faço questão de tê-las ao meu lado, para presenciarem eu tentando mudar esse caminho cansativo. Preciso de tempo para tentar vencer. Preciso de esforço. Trabalho, dedicação, amor próprio, amor alheio, tanto faz. Vou esmagar miseravelmente qualquer dúvida que devo ter. Perder, ganhar, não são opções. Meu foco é provar pra todo mundo que eu não preciso provar nada pra ninguém. É provar isso pra mim.

O retrato de minha vida no ponto de vista da pessoa que sou de verdade, que nasce hoje, na alvorada de um inverno desimportante, é bem diferente da que morreu há alguns minutos. É simples, objetivo. Cru, sem piedade ou remorso. Não descrimina, e não se importa. ele é, o que tudo deveria ser:  POR UM ACASO, VOCÊ PAGA MINHAS CONTAS?
tá, brincadeira.
"

Não sou herói. Nunca fui. Não sou campeão. Não ganhei a mocinha. Não derrotei o vilão. Não fui sorteado, tão pouco ganhei um milhão. Não lutei bravamente em nenhuma guerra, não compus nenhuma canção. Não espero ter tudo que desejo, nem com as melhores maldições. Não vou lutar por algo que não acredito,especialmente pelas eleições. Não acredito na humanidade. Acredito no amor. Acredito que enquanto um homem pisar nessa terra, destruição é o que nos resta. Mas também acredito que enquanto houver uma mulher com esse homem, essa destruição será controlada, e um dia será neutralizada.

Eu acredito que amanhã irei acordar, e estarei vivo. Vivo o suficiente para dizer para os mortos:" Venci!", e para os vivos:" Vão pra puta que pariu!" Especialmente vivo pra dizer pra garota que para meu coração: "Você não sabe como tem sorte,e ainda me desperdiça como água numa mangueira de pressão." Acredito no poder de uma adolescente. Acredito no poder de uma rejeição. Acredito num sim, ou num não.

                                                                                                                                 "

2 comentários: